Somos uma pousada no “mato”, onde tudo é poesia e história. Cada canto foi planejado para se harmonizar com o ambiente, sem que uma única árvore precisasse ser retirada. Assim, você se sente abraçado pela natureza exuberante do nosso amado Araguaia.
Kuryala traz a originalidade dos indígenas que aqui habitam, significa “um pássaro em voo ou uma ave o céu”.
A Pousada Kuryala está localizada às margens do Rio Araguaia, próxima à sua confluência com o Rio das Mortes, em frente ao parque nacional da Ilha do Bananal e ao lado do parque estadual do Araguaia, no Mato Grosso, no município de São Felix do Araguaia.
Sua localização privilegiada, na zona de transição entre os dois maiores biomas brasileiros (Amazônia e Cerrado), garante à região uma rica biodiversidade de fauna e flora, fazendo do Rio Araguaia um importante corredor biológico. Outra característica da região que contribui para a abundância e riqueza de espécies é sua paisagem como planície de inundação.
Aqui, a formação de lagos temporários e perenes cria ambientes complexos e fascinantes, que vão além de sua deslumbrante beleza cênica. Esses espaços sustentam uma rica diversidade de espécies e interações ecológicas únicas, tornando-se um verdadeiro paraíso para amantes da fotografia de natureza e da pesca esportiva. Além da riqueza e diversidade de peixes, é possível avistar, nos arredores da pousada, espécies emblemáticas da fauna do Cerrado, como o boto-do-araguaia, o imponente jacaré-açu, o cervo-do-pantanal, o bugio-preto e as ágeis ariranhas, além de uma infinidade de aves que encantam os visitantes.
Somos uma pousada que, ao longo de mais de 30 anos, oferece acolhimento personalizado. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência completa, unindo conforto, culinária, imersão na natureza, pesca esportiva, turismo de observação e um ambiente familiar.
Nossa História
Muito além do espírito aventureiro, havia também um desejo de um dia se aposentar e morar na região de São Félix do Araguaia. Assim foi a união de Gaspar e Salete.
Gaspar, ainda bem jovem, aos 21 anos, já era piloto privado. Ele inicia sua vida junto com Salete reconstruindo um avião REARWIN SPORTSTER 9000-L no “puxadinho” da casa dos seus pais, na Alameda das Rosas, em Goiânia. E com este mesmo avião, consegue um contrato e inicia a sua vida profissional. Mais tarde, se torna sócio da UTA-união taxi aéreo em Goiania, onde durante 30 anos atuou como piloto, diretor técnico de vôos e da oficina de aeronaves.
A paixão de Salete pelo Araguaia veio pelo olhar “estrangeiro” de Gustav Ritter, que era alemão e apaixonado pelo Brasil, em especial pelo Araguaia e Chapada dos Veadeiros. Seu futuro sogro a convida para conhecer o Araguaia.
Gustav Ritter costumava remar e acampar com seus filhos. Gaspar já era familiarizado com o Araguaia e gostava muito do contato com a natureza.
Casaram-se em 1967, passaram lua de mel onde é a Pousada Kuryala e nunca mais deixaram o Araguaia. Com a chegada dos filhos, Christian, Ingrid e Konrad, passaram a acampar ano a ano, no mês de julho, por 30 dias, sempre no mesmo lugar, com amigos e familiares durante mais de 10 anos. Isso os marcou e criou memórias incríveis também nos filhos.
Nasce, então, o desejo de construir um barco que desse o conforto necessário para a família e viabilizasse o acesso, pois sempre era trabalhoso chegar. Naquela época, não haviam boas estradas para a região e atravessar a Ilha do Bananal era verdadeira aventura, passando dentro de rios e seguindo pelo mapa imaginário, trieiros numa viagem que chegava a levar 03 dias de Goiânia até São Félix do Araguaia.
Em 27 julho de 1978, o barco ficou pronto, então, com uma carreta, foi levado à Aruanã, às margens do Rio Araguaia. Após grande alvoroço, o barco é colocado n’água no cais da cidade. Foi um dia de grande emoção para todos que ali estavam. A viagem inaugural foi de Aruanã até São Félix do Araguaia, um tanto longe, quase 800km de rio. O sucesso do barco Piratinga foi grande, muitos amigos queriam participar e alugar. Foi, de fato, um feito maravilhoso, que deixou todos felizes por curtir a navegação pelo amado Rio Araguaia, rumo ao local preferido da família, a praia da “esquina d’agua”, que é onde está a Pousada Kuryala hoje. Depois de várias viagens rio abaixo, desde Luiz Alves a São Félix do Araguaia, anos mais tarde, começa o desejo de fixar ali a morada de Gaspar e Salete.
O vínculo que havia com o Rio Araguaia era inegável!
Não demorou muito e um amigo que era dono da fazenda onde situa-se a Pousada ofereceu um pequeno pedaço para que eles pudessem dar andamento ao sonho de construir uma Pousada e também fixassem a moradia. Inicialmente, com 04 aptos em maderite e telhado de palha, com conforto e simplicidade, começaram a receber turistas, principalmente estrangeiros.
Em 10/12/1993, fundaram a empresa Ritter & Cia Ltda com o intuito de operar com turismo de pesca e observação da natureza.
Desde então, passaram por aqui muitos turistas, que sempre sonham em retornar e muitos ainda frequentam a Pousada. Hoje, netos que foram com seus avós voltam com seus filhos.
A luta deste querido casal pela preservação e conscientização durante mais de 30 anos deixa um legado para as próximas gerações. O ribeirinho que teve e tem a oportunidade de conhecê-los e compartilhar conhecimentos dá este testemunho.
Atualmente, nosso Araguaia é mais abundante que há 20 anos atrás, isso é muito satisfatório. Muitos animais são avistados facilmente pela região, além dos peixes em fartura.
Curiosidades
Havia, aqui na Ilha do Bananal, um hotel 5*, construído no Governo de Juscelino Kubistchek, era um luxo. Recebeu várias pessoas importantes, que fizeram festas e reuniões do governo ali.
Infelizmente, o que restou do incêndio foram apenas ruinas. Gaspar, na função de piloto de taxi aéreo, levando convidados, teve a oportunidade de se hospedar algumas vezes. Há muita história legal sobre a época. Existia também a empresa Andre Safari Tours, de Brasília, que operava um turismo de alto padrão em seu Barco Hotel e recebia turistas de varias partes do mundo.